Dispõe sobre diretrizes de prova e componentes específicos da área de Letras Inglês, modalidade Licenciatura, no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), edição 2021.
O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), no uso das atribuições que lhe confere o Decreto nº 6.317, de 20 de dezembro de 2007, e
Considerando o disposto na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, na Portaria Normativa MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018, na Portaria MEC nº 494, de 8 de julho de 2021 e na Portaria nº 261, de 6 de março de 2020, resolve:
Art. 1º A prova do Enade 2021 será constituída pelo componente de Formação Geral, comum a todas as áreas, e pelo componente específico de cada área.
Parágrafo único. O concluinte terá 04 (quatro) horas para resolver as questões de Formação Geral e do componente específico.
Art. 2º A prova do Enade 2021 terá, no componente de Formação Geral, 10 (dez) questões, sendo 02 (duas) discursivas e 08 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso.
Parágrafo único. As diretrizes para o componente de Formação Geral são publicadas em Portaria específica.
Art. 3º A prova do Enade 2021 terá, no componente específico da área de Letras Inglês Licenciatura, 30 (trinta) questões, sendo 03 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso.
Art. 4º A prova do Enade 2021, no componente específico da área de Letras Inglês Licenciatura, terá como subsídio:
I – as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Letras
Inglês.
II – as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível Superior; e
III – as normativas associadas às Diretrizes Curriculares Nacionais e à legislação profissional.
Art. 5º A prova do Enade 2021, no componente específico da área de Letras Inglês Licenciatura, tomará como referência do perfil do concluinte as seguintes características:
I – criativo e propositivo nos processos de ensino-aprendizagem da língua inglesa e das literaturas em língua inglesa em seus diversos contextos;
II – empático, colaborativo e cooperativo em trabalhos em equipe e inter/transdisciplinares;
III – reflexivo e crítico sobre os usos das linguagens e seus desdobramentos nas práticas cotidianas;
IV – sensível e atento à diversidade social e linguística nos variados espaços de construção de sentidos, nas diferentes práticas sociais;
V – autônomo, autorreflexivo e proativo na sua atuação científica e profissional;
VI – ético e comprometido com a educação, com o desenvolvimento sustentável da sociedade e com a promoção da cidadania;
VII – comprometido com sua formação continuada, à luz das inovações científicas e tecnológicas.
Art. 6º A prova do Enade 2021, no componente específico da área de Letras Inglês Licenciatura, avaliará se o concluinte desenvolveu, no processo de formação, competências para:
I – ler e produzir textos orais e escritos em diversos contextos sócio-históricoculturais, em diversos gêneros na língua inglesa;
II – avaliar, elaborar e aplicar materiais didáticos e propostas metodológicas de ensino-aprendizagem da língua inglesa e suas literaturas em diversos contextos;
III – elaborar e aplicar diversos instrumentos de avaliação da aprendizagem da língua inglesa e suas literaturas em seus diversos contextos;
IV – avaliar e implementar criticamente as diretrizes curriculares para o ensino de língua inglesa na Educação Básica;
V – analisar e empregar diversas tecnologias de informação e comunicação na prática profissional;
VI – investigar cientificamente processos de usos e aprendizagens da língua inglesa e suas literaturas em diferentes contextos, com vistas, sobretudo, à reflexão e à mudança da prática profissional.
Art. 7º A prova do Enade 2021, no componente específico da área de Letras Inglês Licenciatura, tomará como referencial os conteúdos que contemplam:
I – Processos históricos de formação da língua inglesa;
II – Aspectos fonológicos, morfossintáticos e léxico-gramaticais da língua inglesa;
III – Aspectos pragmático-discursivos da língua inglesa;
IV – Processos de leitura e produção de textos na língua inglesa;
V – Gêneros discursivos e textuais na língua inglesa em diferentes modalidades;
VI – Diversidade linguística do inglês e seus aspectos geopolíticos;
VII – Literatura, cultura e diversidade em língua inglesa;
VIII – Interfaces das literaturas em língua inglesa com outras artes e a mídia;
IX – Correntes teóricas e modalidades de análise do texto literário em língua inglesa;
X – Conceitos de cânone literário nas literaturas em língua inglesa;
XI – Períodos e gêneros literários nas literaturas em língua inglesa;
XII – Literaturas em língua inglesa em perspectiva interdisciplinar;
XIII – Concepções de linguagem, língua, texto e discurso;
XIV – Teorias de aprendizagem de línguas;
XV – Teorias, métodos e abordagens de ensino de língua inglesa e suas respectivas literaturas na Educação Básica;
XVI – Tecnologias da informação e da comunicação no ensino-aprendizagem de língua inglesa e suas respectivas literaturas na Educação Básica;
XVII – Processos avaliativos no ensino-aprendizagem de língua inglesa e suas respectivas literaturas na Educação Básica;
XVIII – Métodos de investigação e pesquisa na área de língua inglesa e suas literaturas em seus diversos contextos.
Art. 8º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.
DANILO DUPAS RIBEIRO